O que é muralismo?


O Muralismo teve suas primeiras manifestações no início do Século XX, no México, após um conflito armado que aconteceu naquele país. Entretanto, sabemos que a arte de fazer pinturas sobre paredes é uma prática antiga, que vem desde a época das civilizações grega e romana, muito embora esses registros tenham se perdido com o tempo.
Mas o que é Muralismo? O Muralismo pode ser entendido como a prática de se fazer pinturas artísticas nas paredes dos grandes centros urbanos. O Muralismo é conhecido também como Arte Mural e tem uma relação próxima com a arquitetura de uma cidade, pois as pinturas feitas em paredes de superfícies planas e contínuas ganham todo um destaque e dão um tom colorido às cidades.
A arte urbana ou Street art é o conceito dado às expressões artísticas que são desenvolvidas no espaço público urbano, o que as diferenciam do vandalismo e de manifestações de cunho político ou privado.
No Brasil, na metade do século XX, houve um acelerado ritmo de urbanização e na medida em que esse processo foi acontecendo, a ideia de ocupar os espaços públicos com murais foram ganhando força. O muralismo foi acompanhando o intenso processo de modernização e construção civil do Brasil em cidades totalmente planejadas, como Brasília.
Alguns nomes podem ser inseridos nesta história do muralismo no Brasil, ainda no século XX. Destacam-se João Câmara, Clóvis Graciano, Maria Bonomi, Athos Bulcão, Paulo Werneck, Roberto Magalhães, Emanoel Araújo, Yataka Toyota, Mário Gruber, Rubens Gerchman, Francisco Brennand, Haroldo Barroso, Cândido Portinari, Lula Cardoso Ayres, João Rossi, Miguel dos Santos e Carybé, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas